Orçamento rápido
Ao entrar com login e senha a tela de Pedido de venda rápida é aberta automaticamente, para fazer o orçamento rápido feche a tela clicando no “x” vermelho, abra a tela de orçamento rápido clicando em “Orçamento rápido” e siga os passos abaixo:
1 - Ao entrar pela primeira vez no dia, o sistema irá pedir o valor de fundo fixo, informe o valor e clique em “Gravar”. Se não tiver ou não souber o valor de fundo fixo clique em "Gravar" do mesmo jeito.
2 - Identificar cliente e vendedor - Antes de poder fazer o orçamento é necessário identificar o cliente e vendedor da mesma. Existem duas formas de fazer isso:
2.1 - A primeira é identificando o vendedor e cliente padrão na criação de usuário. > Clique aqui e saiba como cadastrar o usuário e configurar vendedor e cliente <.
2.2 - A segunda forma é clicando no botão “Identificar vendedor/cliente” ou apertando as teclas “Alt+1” do seu teclado e seguir os passos abaixo:
2.2.1 - Informe vendedor no campo “Vendedor”.
2.2.2 - Informe o cliente, no campo “Cliente”.
2.2.3 - Clique em “Gravar”.
3 - Pesquisar produtos:
3.1 - Para pesquisar produtos clique em “Pesquisar produtos” ou aperte as teclas “Alt+2” do seu teclado e siga os passos abaixo:
3.1.1 - Informe o produto no campo “Produto”.
3.1.2 - Clique no campo “Vender” ou aperte as teclas “Alt+8” do seu teclado.
4 - Pesquisar produtos por referência:
4.1 - Outra forma de pesquisar um produto é pela referência, caso o mesmo tenha no cadastro. Clique em “Pesquisar referência” e siga os passos abaixo:
4.1.1 - Informe a referência do produto.
4.1.2 - Clique em “localizar.
4.1.3 - Selecione o produto.
4.1.4 - Clique em “Selecionar”.
5 - Excluindo itens do orçamento:
5.1 - Para excluir itens do orçamento clique em “Excluir produto” ou aperte as teclas “Alt+4” do seu teclado e siga os passos abaixo:
5.1.1 - Pesquise o produto que deseja cancelar informando o código no campo “código” e aperte a tecla “Enter” do seu teclado.
5.1.2 - Selecione o produto.
5.1.3 - Clique em “Excluir produto da venda”.
5.1.4 - Informe o login de gerente.
5.1.5 - Informe a senha.
5.1.6 - Clique em “Autorizar”.
5.1.7 - Feche a tela de exclusão de produto clicando no “x” .
6 - Dar desconto em lote no orçamento:
6.1 - Para dar desconto em lote clique em “Desconto em lote” ou aperte as teclas “Alt+5” do seu teclado e siga os passos abaixo:
6.1.1 - Informe a porcentagem de desconto no campo “Desconto”.
6.1.2 - Clique em “gravar” para dar o desconto em lote.
6.1.3 - Se o desconto que queira dar for maior do que é suportado clique em “gravar desconto Administrador” e siga os passos abaixo:
6.1.3.1 - Informe o login de Administrador.
6.1.3.2 - Informe a senha.
6.1.3.3 - Clique em “Autorizar”.
7 - Cancelar orçamento:
7.1 - Para cancelar o orçamento clique em “Excluir orçamento” ou aperte as teclas “Alt+0” do seu teclado e siga os passos abaixo:
7.1.1 - Clique em “Ok” para confirmar o cancelamento da venda.
7.1.2 - Informe o usuário de gerente.
7.1.3 - Informe a senha.
7.1.4 - Clique em “Autorizar”.
8 - Observação no orçamento:
8.1 - Clique em “Observação” ou aperte as teclas “Alt+6” do seu teclado e siga os passos abaixo:
8.1.1 - Digite a observação no campo “Observação” (esse campo se limita a 200 caracteres).
8.1.2 - Clique em “Gravar”.
9 - Imprimir relatório de recebimentos: - Essa tela serve para gerar um relatório dos orçamentos que foram feitos em um determinado período de tempo.
9.1 - Para gerar o relatório clique em “Imprimir relatório de recebimentos” e siga os passos abaixo:
9.1.1 - Informe a data inicial;
9.1.2 - Informe a data final;
9.1.3 - Se necessário informe os dados abaixo para filtrar mais ainda as informações a serem geradas:
9.1.3.1 - Cliente no campo “Cliente”.
9.1.3.2 - Vendedor no campo “Vendedor”.
9.1.3.3 - Usuário no campo “Usuário”.
9.1.3.4 - Forma de pagamento no campo “Forma de pagamento”.
9.1.4 - Clique em “Imprimir” para gerar seu relatório.
10 - Recuperar orçamento:
10.1 - Para recuperar um orçamento clique em “Recuperar orçamento” ou aperte as teclas “Alt+9” do seu teclado e siga os passos abaixo:
10.1.1 - Selecione o orçamento a ser recuperado.
10.1.2 - Clique em “Recuperar orçamento”.
11 - Fazer sangria/suprimento:
11.1 - Para fazer sangria ou suprimento clique em “Sangria/Suprimento” ou aperte as teclas “Alt+C” do seu teclado e siga os passos abaixo:
11.1.1 - Informe o login de gerente.
11.1.2 - Informe a senha.
11.1.3 - Clique em “Autorizar”.
11.1.4 - Selecione o tipo de movimentação no campo “tipo”.
11.1.5 - Informe o valor.
11.1.6 - Informe a observação no campo “observação”.
11.1.7 - Clique em “Salvar”.
11.1.8 - Clique em “Imprimir” para gerar um comprovante de retirada, o mesmo será assinado pelo gerente e pelo caixa.
12 - Gerar orçamento:
12.1 - Bipe o produto no campo “código”, logo após ele irá ser reconhecido e aparecerá ao lado.
12.2 - Se o produto não tiver código de barras, pesquise o mesmo Clicando em “Pesquisar produto”.
12.3 - Por padrão os campos “Quantidade” e “valor unitário” são travados. >Para fazer a liberação desses campos clique aqui<
12.4 - Outra alternativa para informar a quantidade é apertando as teclas “Alt+Q” do seu teclado e siga os passos abaixo:
12.4.1 - Informe a quantidade do produto.
12.4.2 - Bipe o produto.
12.5 - Para fechar seu orçamento clique em “Fechar orçamento” ou aperte as teclas “Alt+5” do seu teclado.
12.5.1 - Informe a(s) forma(s) de pagamento.
12.5.2 - Confirme o valor a ser pago com a forma de pagamento escolhida(neste exemplo a compra deu um total de R$160.00. Vamos colocar R$ 100,00 em dinheiro e R$ 60,00 em Cartão Débito).
12.5.3 - Clique em “Adicionar forma de pagamento”.
12.5.4 - Clique em “Ok” para confirmar o fechamento da venda.